sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Alabama Monroe



Alabama Monroe – o filme


Entrei despretensiosa pra assistir ao filme Alabama Monroe. 

Vi rapidamente a sinopse e crítica do filme e decidi por ele. Normalmente me cerco de informações sobre qualquer filme antes de assistir. Especialmente aquele dia acreditei na sinopse do filme, mesmo sem  grandes evidências.


O objetivo naquele fim de tarde, na saída do trabalho, era  simplesmente ficar sozinha, no escuro, em silêncio... arejar a cabeça, sair de cena e do espírito dominante daquele dia. 


Tinha decidido dar um ponto final a uma história de aproximadamente cinco anos. Uma história sem história. Anos de expectativas e apegos a um passado remoto e um futuro improvável. Foi um dia de algumas despedidas internas. Não sem sofrimento. Uma tristeza...


Fui sendo surpreendida pela beleza da história.  Fui sendo encantada com o enredo do filme que acontece entrecortado entre as cenas do presente, passado e futuro,  de forma clara e revelando gradativamente a história

O diretor rompeu a linearidade do tempo, creio que tal como acontece na realidade, enquanto vivemos. Mas ele fez isso com a mão certa. Não é facil utilizar esse recurso. Outros diretores tentaram e não foram tão felizes.


A atuação e a química entre os atores é incrível. Primorosos com sua naturalidade. Cenas da vida real.

E, apesar dos personagens não representarem a vida da maioria das pessoas que conhecemos e convivemos no nosso incrível lugar comum, são cenas de uma vida real, recheada de crises, de questionamentos e especialmente de perdas. Sem maquiagens.


A trilha sonora tem como base o estilo musical de Bill Monroe, que criou e deu nome ao bluegrass. Música country de primeira, mesmo para quem não curte o estilo.


E, apesar do estilo de vida cowboy e do gênero musical , o filme se passa na Bélgica.


Fiquei pensando se minha empatia com a historia do filme seria pelo meu estado de espírito naquele dia. Mas li posteriormente as críticas sobre o filme e,  embora não haja unanimidade, ele está super bem avaliado. E concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro.


De certa forma fiquei aliviada por saber que minha emoção tinha seguidores. E minha admiração não era solitária.


Deixo na minha conta a emoção que me contaminou por alguns dias. E a choradeira no carro enquanto voltava pra casa.   

Literalmente, lavei a alma.

Nenhum comentário: