domingo, 15 de dezembro de 2013

Porque Coaching e Cotidiano?

Quando iniciei o estudo e a decisão sobre a prática de coaching, decidi aliar à minha experiência profissional, sólidos conhecimentos teóricos e abordagens metodológicas sobre o tema. 

Minha proposta será trazer esclarecimentos e aprofundamentos sobre o trabalho de coaching,  apresentar as possibilidades de realização do trabalho além de  pesquisas e análises sobre as práticas atualmente utilizadas e as recomendadas.

Antes,  e para inaugurar o tema no blog vale refletir porque o título Coaching e Cotidiano? 
Porque a vida não é feita somente de grandes acontecimentos mas principalmente de cenas e histórias da vida privada, das ruas, do mundo corporativo. Estórias vividas, encenadas ou ouvidas.

Porque acredito que a vida seja feita de escolhas ,  escolhas essas feitas a partir do conhecimento e da vivência diária, aonde descobrimos e aprendemos o  aquilo que nos constrói, aquilo que não vale a pena, o que nem sempre é bom, quais são nossos limites, o que é possível, o que é inaceitável.

Não são os grandes acontecimentos que nos constroem mas particularmente o convívio diário com as situações da vida.

Não é raro que estejamos envolvidos no meio do burburinho do ir e vir, na agitação dos grandes projetos de vida e de trabalho, nos planos traçados amiúde para aquele dia ou para aquele fim de semana e  sejamos surpreendidas por um evento inesperado,  como a doença de alguém da família muito próxima, uma gravidez inesperada,  um acidente ou incidente, enfim.


Junto com a surpresa ou o susto, vem a necessidade de repensar algumas medidas, tomar novo rumo, desconstruir o que parecia pronto. Pode ser a arrumação da casa, que precisa ser refeita para acomodar uma nova situação, pode ser até a mudança de casa ou até de cidade, a procura por outras alternativas que preencham o espaço que ficou vazio,  coisas enfim que nos obrigam a parar e  mudar. Ou transmutar.

Porque  são os eventos e desafios cotidianos e as mudanças constantes que nos fazem pensar e reconstruir e  nos ajudam a crescer ou ao menos nos fazem mais vastos do que antes, porque vamos (re)construindo o nosso repertório de experiências, aquele banco de dados que nos ajudarão a ultrapassar com mestria outros tantos fatos relevantes.

No processo de coaching esses conhecimentos são resgatados, trabalhando com os recursos internos do próprio coachee para solucionar questões presentes. 

Ao coach ou facilitador cabe  fazer as perguntas certas (ou poderosas) que contribuirão para que o coachee acesse o seu fabuloso repertório interno

Nenhuma época acumulou sobre o ser humano conhecimentos tão numerosos e tão diversos quanto a nossa. Nenhuma época conseguiu apresentar seu saber do ser humano sob uma forma tão pronta e tão facilmente acessível. Mas também nenhuma época soube menos o que é o ser humano.
MARTIN HEIDEGGE

Nenhum comentário: