quinta-feira, 2 de junho de 2016

A Luta e o Conflilto


Luta e Conflito

O sábio é o que nunca luta

Todo problema psíquico consiste em se estar bloqueado em algum ponto do processo evolutivo, sem poder prosseguir no natural vir-a-ser da vida saudável, fluida e em harmonia com a natureza.

O autêntico e construtivo poder consiste em não opor jamais força com força. E isto não é mera teoria, é uma experiência que pode ser comprovada , por exemplo, com  com a prática de artes marciais.  Percebi isso pessoalmente na prática do Tai Chi e , recentemente, na prática do Aikido. Muito revelador perceber a teoria na prática.

O Aikido permite sentir na própria pele e no corpo que  a oposição ao outro enfraquece, e o contrário ( não opor-se) fortalece.  A prática, portanto, promove, além da saúde e integração psico-física-cósmica, o aperfeiçoamento nesta delicada arte e sabedoria oriental de agir pelo não agir.

Aikido é uma arte marcial japonesa  relativamente recente , fundada pelo mestre Morihey Uyeshiba e  significa  “o caminho da harmonia com o Espírito do Universo”.  Seu princípio básico é a de que a verdadeira defesa pessoal não é vencer outras pessoas e sim vencer a discórdia dentro de si mesmo. 

Uyeshiba  observou o quanto, ao envelhecermos , vamos nos tornando rígidos , duros, até ao extremo de não conseguirmos realizar movimentos básicos.  Associou o  relaxamento com a vida e a rigidez com a morte.

No Aikido o lutador ( ou não lutador) atua, todo o tempo, profundamente relaxado, concentrado no ponto uno do abdômen inferior, donde projeta o ki, a energia vital e o “espírito do Universo” em movimentos circulares e infinitos.  No Aikido não existe inimigo e sua busca é a de estar em harmonia e não em conflito com o oponente.

 

O papel do facilitador e/ou líder facilitador, em qualquer processo é a arte de lidar com a resistência, para que as pessoas  possam  abrir caminho para si mesmas, seguindo adiante.

A resistência precisa, a principio, ser respeitada e não “quebrada” . Quando se quer “quebrar a couraça” do cliente, o que se faz na verdade é opor força com força, resistência com resistência e isto é uma briga, um jogo de poder.

 

 

 

 

 

Tenro e flexível é o homem quando nasce

Duro e rígido quando morre

Tenras e flexíveis são as plantas

Quando começam

Duras e rígidas quando terminam.

Rígido e duro o que sucumbe à morte

Tenro e plasmável o que é repleto de vida

Quem julga ser forte só pelas armas

Não vencerá

Árvores que parecem possantes

Sempre se aproximam do fim

Pelo que vale isto:

O que parece grande e forte

Já está a caminho da decadência

Mas o que é pequeno e plasmável

Isto cresce.

 

 
(Lao Tse)

Nenhum comentário: